PACDE - Projecto de Apoio a Competitividade e Desenvolvimento do Sector Privado

Promoção do Sector de Turismo em Inhambane PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Esta sub-componente propõe uma abordagem regional para a promoção de um crescimento generalizado utilizando o turismo como ponto de entrada. A meta é de se aproveitar as iniciativas existentes e oferecer um pacote integrado de serviços para estimular o aumento dos postos de trabalho e de fontes de renda associadas ao turismo com a possibilidade de réplica em outras regiões do país.
Existem evidências de que a Província de Inhambane representa a melhor oportunidade de testar tal abordagem para a produção de resultados neste sector. Inhambane possui a maioria dos recursos turísticos mais atractivos e é a província com as taxas mais elevadas e de número de turistas. Dentre outras acções, prevê:

  • Melhoria da provisão de serviços públicos no sector do turismo através do apoio ao desenvolvimento e implementação de uma estratégia de turismo e de um plano mestre e de marketing do turismo para a província incluindo, inter alia, aspectos de planeamento e zoneamento turístico, desenvolvimento institucional, politicas e regulação, estatísticas e recolha de dados, base de dados de terras e melhoria da protecção ambiental, e fortalecimento dos balcões de atendimento único provinciais;
  • Expansão do sector privado na cadeia de fornecedores da área do turismo através: (a) da reabilitação de Centro de formação em Inhambane; (b) aquisição de equipamento para os institutos de formação, (c) recrutamento de formadores para oferecer formação nas áreas necessárias (línguas, operações turísticas, operação de barcos, mergulho, pesca, desenvolvimento artesanal e artístico, capacidades em hospitalidade vocacional, desenvolvimento de negócios, operações comerciais, marketing, restauração, construção, carpintaria e manutenção de instalações turísticas ou relacionadas); e (d) provisão de serviços de assistência jurídica e de negócios ao sector privado de forma a melhorar a sua competitividade.
 

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